A Digital Nomads Association Portugal foi criada no dia 12 de agosto de 2022 com o objetivo de estruturar e promover Portugal para nómadas digitais, através da criação de hubs, eventos, comunidades e promoção dos destinos com condições ideais para o trabalho remoto. Vamos trabalhar com o governo português, municípios e parceiros para a criação destes hubs em todo o país de forma a promovermos o nosso país como um todo para atrair nómadas digitais de todo o mundo. Toda a nossa direção é constituída por experts de áreas como finanças, direito, nomadismo digital, trabalho remoto e sustentabilidade
O nomadismo digital e o trabalho remoto são as ferramentas que vão permitir a todas as cidades mais pequenas, vilas e aldeias atrair população residente com salários elevados que podem trabalhar a partir de qualquer lugar. Cerca de 30% da população portuguesa e europeia pode hoje trabalhar remotamente. O número ainda está a aumentar com mais empresas a abraçar este modelo de trabalho. Com acesso ao trabalho remoto, indivíduos e famílias são agora livres de viver onde quiserem e estão ativamente à procura dos melhores locais em Portugal para viver, trabalhar e ter uma boa qualidade de vida. As localidades que melhor prepararem e promoverem o seu destino para este público vão atrair tanto trabalhadores remotos como nómadas digitais, criando uma economia mais dinâmica, trazendo mais dinheiro para a economia e mobilidade social.
Portugal é um dos destinos preferidos dos nómadas digitais, mas hoje o imenso impacto económico e social é nas grandes cidades, Lisboa e Porto. Mas com trabalho remoto temos a oportunidade única de criar hubs de nómadas digitais em todo o país, repopulando e descentralizando o impacto. Na Ponta do Sol, uma vila de 8mil habitantes na Madeira, conseguimos atrair mais de 6mil nómadas no primeiro ano com um impacto estimado de 30milhões de euros.